quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A escada do Sucesso - O ressurgimento de um Gigante.

No dia 16 de Dezembro de 2012 em Yokohama no Japão, o Corinthiano não comemorou "só" o título de Campeão Mundial Interclubes pela segunda vez, mas sim o "final", de um ciclo, uma escada de conquistas que marcaram o período que podemos chamar de - O Ressurgimento de um Gigante - . De Dezembro de 2007 á Dezembro de 2012, o Corinthians saiu da segunda divisão para conquistar o mundo, feito super incomum em qualquer clube do mundo, num espaço tão curto de tempo. O segredo do sucesso? Trabalho sério, humildade e persistência. Persistência porque o periodo também teve seus revés, aquela hora que tudo parece perdido por uma derrota ou eliminação. Vamos fazer juntos uma retrô por esses 5 anos do Ressurgimento do Gigante? Então vamos lá:


2007 - Após a queda vexatória para a série B, a nova direção assume o clube, com visão de planejamento e estrutura.

2008 - No Paulistão, o time de Felipe, Dentinho, Herrera e CIA, não chega nas semi-finais, e passa a impressão de que seria mais uma temporada ruim. Mas o time chegou a decisão da Copa do Brasil, e por bobeira pura perdeu para o Sport, o título que seria a alavanca da temporada, o mais expressivo. No fim do ano a consumação do mais esperado, a volta a série A. Com o título incontestável, e média de público superior a todas as séries do Brasileiro.

2009 - O tíme repatria Ronaldo, o fenômeno. Fortalece o seu elenco e conquista de maneira invicta o seu vigésimo sexto estadual, claro, com o brilho do fenômeno, que já era considerado um ex-jogador por alguns críticos. Em Julho, o Tri da Copa do Brasil em cima do favorito Internacional. O time estava de volta a Libertadores. 

2010 - O ano do centenário! A campanha no Paulista não foi nada parecida com a de 2009, e o time nem avançou ás semi-finais. Era o começo de um ano amargo. Na Libertadores, a grande expectativa terminou logo nas oitavas-de-finais, em pleno Pacaembu, diante do Flamengo, e pior: Com vitória. Pra completar o centenário amargo, um título brasileiro que escorreu pelos dedos nas rodadas finais, e aida o final com uma terceira colocação frustrante para a FIEL. 

2011 - O ano começa bem, o timão chega a final do Paulista contra o badalado Santos de Neymar e CIA. Mas veio a decepção, o vice-estadual para o então melhor time do Brasil. Na Pré-Libertadores, o vexame do século. Queda diante do inexpressivo Tolima da Colômbia. Foi aí que o Corinthians estava no chão, estava na pior situação possível. Tite era cotado pra cair assim como balão é cotado a subir. O elenco se desmanchava, tudo era trevas. Mas quem diria hein? Tite foi mantido contra a maioria da vontade da diretoria, foi salvo por Andrés Sánchez. E levou o time sem estrelas, porém reforçado, unido e bem armado, ao Penta Campeonato Brasileiro. 

2012 - O melhor ano da história do Corinthians. O começo não foi motivador, queda ainda nas quartas do Paulista, diante da Ponte Preta, com pacaembu lotado. A Libertadores, desta vez era do timão. Não porque o time tinha um gênio só que resolvia tudo, ou um técnico experiente na competição, como alguns achavam que seria a solução para a conquista. Mas sim porque teve um time de guerreiros, um bando de loucos que entraram em campo a cada jogo, como se fosse a grande decisão. As falhas foram as mínimas possíveis, e os acertos dignos de um time esforçado e competente. No caminho, teve de tirar o atual campeão da américa, e melhor do país, Santos. E na decisão, o bicho-papão Boca Junyors. Mas tirou! E de um jeito categórico, honrado. Campeão, e invicto ainda por cima. O sonho da FIEL era concretizado, depois de 42 anos. 

O Mundial Interclubes era impossível para os críticos. - Ganhou do Boca, já foi o milagre do ano, se pegar o Chelsea vai passar vergonha. -  O Corinthians não tem força para enfrentar o gigante europeu. É impossível. - A "gambazada" vai voltar pra casa mais cedo do que pensa. E mais uma vez, todos foram contrariados. Duas vitórias por 1-0 bastaram. Paolo Guerrero? Sim, foi ele, sem badalação, sem estrelismo, que furou o bloqueio dos Egípcios e do poderoso Chelsea, do melhor goleiro do mundo na temporada, Piter Cech. Camepão Mundial, aliás Bi. 


E foi "fechado" o ciclo do Ressurgimento do Gigante. E ainda nem citei o crescimento Financeiro e de Marketing do clube, a Estrutura que foi criada, se tornando exemplo para todos. A escada de títulos foi feita, coincidentemente ou não, na ordem expressiva das conquistas. Série B, Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial. Pode começar um novo ciclo Corinthians, estamos famintos novamente! Parabéns Todo Poderoso, o Bando de Loucos é a felicidade em pessoa, o orgulho nos olhos, o sorriso e motivação de verdadeiros campeões. Quem não desiste, chega lá. Saudações Alvinegras!

Mural da Escada de Títulos entre 2007 e 2012. Obrigado Corinthians!


Pablo Santos

4 comentários:

  1. Foi um crescimento monstruoso.
    Uma torcida que há cinco anos chorava um rebaixamento, hoje é a torcida do campeão do mundo...
    Abraços, até mais ver.

    ResponderExcluir
  2. O título do Timão foi apenas a cereja do bolo. E que cereja!!! Trabalho bem efetuado, com seriedade e profissionalismo, gerando riquezas para o clube, seja em crescimento de torcedores, patrocínio ou cotas de tv.

    Jogador de futebol tem vontade? Bronqueia lá no blog!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Salve Pablo
    Período inesquecível da história do Timão.
    Olha o post do Cosme Rímoli (anti-corintiano convicto) fez sobre a Fiel Torcida:
    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/a-fifa-reconheceu-nao-ha-torcida-como-a-do-corinthians-a-invasao-ao-japao-fez-historia-e-deu-forca-a-blatter-na-briga-com-a-uefa-de-michel-platini-o-bando-de-loucos-fez-historia-12012013/

    Ninguém pode negar, o Corinthians é um clube único.

    Vai Corinthians!!!!!

    ResponderExcluir
  4. E aê beleza?!

    Um processo a longo prazo, com uma boa administração e uma crescente que resultou no topo do futebol Mundial com a conquista da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

    Abraços.
    Bola Furada d'Or:
    http://fcgols.blogspot.com.br/search/label/Bola%20Furada%20d%27or

    ResponderExcluir